Com tecnologia do Blogger.

O Livro do Hygge


Á primeira vista, e com subtítulo "O segredo dinamarquês para ser feliz", parece tratar-se de um livro comum de auto-ajuda com soluções milagrosas para uma vida feliz. Mas, após a leitura das primeiras páginas, rapidamente entendemos que não é disso que se trata.


Neste livro conhecemos o conceito de Hygge e a cultura que está enraizada na sociedade dinamarquesa. Factores económicos como bons salários, horários de trabalho mais favoráveis a tempo de qualidade fora do mesmo e ainda bons acessos a saúde e educação podiam ser motivos suficientes para o povo dinamarquês ser o mais feliz do mundo, no entanto não é aí que o Hygge se concentra. Apesar das poucas horas de sol, existe uma positividade que caracteriza os dias na Dinamarca e é isso que Meik Wiking, presidente do Happiness Research Institute, aprofunda n' O Livro do Hygge, publicado em português pela editora Zero a Oito.

Hygge, que se pronuncia hoogga, é semelhante a outros conceitos espalhados pelo mundo como o Gezelligheid da Holanda, Koseilig da Noruega, Hominess do Canadá e Gemütlichkeit da Alemanha.  Apesar da felicidade ser algo bastante subjetivo, o Hygge leva-nos não a procurar, mas sim a encontrar a beleza nas mais pequenas coisas da vida, fazendo delas grandes pela energia que transmitem.

Sozinhos ou em boa companhia, num local hyggelig e ambiente acolhedor, com bebidas e comida quente podemos saborear de um bom momento. Ambiente, presença, prazer, igualdade, gratidão, harmonia, conforto, tréguas, convívio e refúgio são as palavras-chave do manifesto. O livro mostra uma perspetiva simples de como se pode aplicar o conceito, durante todas as estações do ano e ocasiões, dando dicas úteis, que nalguns casos já colocamos em prática e não damos o devido valor, e "justificando-as" com estudos já desenvolvidos. Meik Wiking não nos faz reflectir sobre a felicidade como estado puro e constante durante 24horas por dia, mas sim de uma vida feita com momentos felizes, momentos hygge.

3 dicas para se tornarem pessoas mais hygge

- Criar um nicho em casa para actividades que remetam para este conceito. A este espaço da casa dá-se o nome de hyggekrog e deve ser, preferencialmente, próximo de uma janela (isto, claro, se esse facto vos deixar mais felizes e confortáveis);
- Organizar momentos de convívio em que a ideia de convidados e anfitriões não existe. Todos participam de igual forma para que o tempo seja de qualidade para todos. Pode ser um simples jantar, uma tarde ou noite de jogos, um piquenique ou churrasco;
- Desfrutar dos pequenos prazeres como acender velas em casa, ler o livro favorito, assistir a um bom filme, saborear boa pastelaria e/ou um chá, usar hyggebukser (aquelas calças tão confortáveis, mas que jamais usaríamos na rua), dedicar um tempo a aprender e experimentar DIY’s, etc..

Depois de tudo isto podem pensar que a vossa carteira iria sofrer uma grande catástrofe com "esta coisa do Hygge" mas desenganem-se:


As melhoras coisas da vida são grátis
Não há nada de requintado, dispendioso ou luxuoso num par de peúgas de lã feias mas hygge – o que é uma característica vital do conceito. Champanhe e ostras podem ser muitas coisas, mas hygge é que não são.


A nível de design, que aparentemente é coerente entre as várias traduções, é apresentada uma imagem muito consistente que torna o livro de fácil leitura e infografias que nos apresentam os dados de alguns estudos de uma forma nada aborrecida.
As imagens que surgem no livro, para além de estarem relacionadas com as temáticas das páginas em redor, funcionam também como inspiração.

Podem encontrar O Livro do Hygge em qualquer livraria ou grande superfície.
Este e o Hygge - Ser Feliz à Dinamarquesa- de Anna Skyggebjerg são os dois mais conhecidos com tradução para português.

E vocês já leram este livro? Que ideias já estão a pôr em prática? 😊

6 comentários

  1. Ainda não li e já estou apaixonada pelo livro =)

    ResponderEliminar
  2. Também fiz a minha review do livro e vai muito ao encontro do que disseste aqui. Estou com bastante vontade de apostar no outro que mencionaste para me familiarizar (ainda) mais com o conceito :)

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é muito mais completo que o outro, sem dúvida. Ao ler este ficamos a saber muito :)

      Eliminar
  3. Também li este livro este ano e já fiz a minha review lá no blog. Concordo com o que dizes. Sou muito céptica quanto a livros de auto ajuda mas este livro não tem nada a ver com isso de facto. Senti-me muito bem ao ler e perceber que afinal já fazemos tantas destas coisas sem dar importância! Gostei muito de te ler.
    Bjs
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Andreia! :)
      Foi uma boa descoberta e uma óptima leitura para começar o ano.
      Beijinhos

      Eliminar