Com tecnologia do Blogger.

Hello



Este é o post em que falo de como cheguei à decisão de criar um blog e o que o nome dele significa.

Há cerca de três anos acreditava que a blogosfera estava em decadência, que não existiam bons blogs, que cada vez eram menos e que já ninguém lia ou procurava criar novos. Pensava que simplesmente era algo que não existia.
Descobri que estava completamente enganada por acaso. Nem sequer estava a pensar no assunto quando me deparei com um mundo de blogs completamente actuais e renovados. Blogs que passam a fronteira do desabafo extremamente pessoal, quase como um diário virtual, para se tornarem espaços de partilha dos mais variados temas. Mas, e começando pelo início, tudo isto aconteceu porque usava o instagram e, mais uma vez por acaso, deparei-me com a #desculpashámuitas, fiquei curiosa e fui pesquisar para tentar descobrir o que significava. Descobri os autores da hashtag, os meninos do We Blog You e percebi que a criaram para incentivar os seus leitores/seguidores a trabalharem a sua criatividade, explorarem e, consequentemente, aperfeiçoarem os seus dotes fotográficos. Os blogs podem ter uma vertente de interacção entre quem o escreve e quem o lê, não se fala ou escreve para um público incógnito, pensei eu! A partir daqui a minha opinião sobre blogs mudou. Conheci novos blogs, novas pessoas e diferentes formas de inventar e reinventar todos os dias.

Desde que me lembro, sempre me interessei por perceber e explorar a criatividade e os processos criativos. A sua compressão parece quase incompreensível, pois através da mesma proposta de projeto, dada a diferentes pessoas, podem surgir múltiplas interpretações, influenciadas pelo seu estado de espírito, a sua cultura, o ambiente e meio social envolvente, entre muitos outros factores. Aliada a tudo isso está também a capacidade pessoal de saber lidar com algo novo, a capacidade de compreender os seus limites e a escolha ou não em ultrapassá-los e até expandi-los a cada novo projeto que surge.
O que pode levar as ideias a saírem do papel? Algo que, por vezes, pode tornar uma pessoa hesitante no facto de expandir ou não limites é a confiança no seu próprio trabalho. A ideia está lá, até tem pernas para andar, mas parece que surge um bloqueio (criativo, evolutivo…) e fica-se com a sensação que falta alguém que diga “está certo”, “está tudo bem”, “está bom”…IT’S OK!
Desta forma, e para procurar fazer algo que nos deixe mais felizes, devíamos confiar mais em nós, dizermos interiormente que “está certo” mais vezes.

Este blog é uma das minhas formas de dizer para mim própria it’s ok. Este pode ser um espaço para completar e explorar as minhas capacidades criativas e críticas e compreender o que posso melhorar, todos os dias. Os temas? Os temas são aqueles que mais me chamam à atenção diariamente e dos quais tenho mais interesse em escrever.
Espero que gostem e continuem desse lado.

It’s ok, now.

20 comentários

  1. Uma nova "era" de blogues, de facto. Boas publicações!

    ResponderEliminar
  2. Uau :) que belo texto Mariana! Bela escrita, e belo fio condutor o teu! Estou deste lado para ler o que tens para nos dizer ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem-vinda! Terei todo o gosto em acompanhar-te nesta nova aventura :)

    www.iwandersoiam.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Força para essa criatividade. It's ok, eu vou estar a acompanhar deste lado!

    ResponderEliminar
  5. Mariana, acho que já te tinha dito no grupo Let's Blog About it, mas torno a dizer: o teu blog tem SUPER bom aspecto! E, mais que isso, começaste em grande e, ao que parece, partilhas comigo alguns pensamentos relativamente à blogosfera. Todos os meus blogs favoritos são algo mais que "desabafos pessoais", caso contrário, não os seguia.

    O mundo da blogosfera está a passar por uma mudança brutal em que os conteúdos úteis estão - finalmente - a ser reconhecidos, por isso chegaste MESMO num bom momento e espero que te mantenhas por cá por muitos e bons anos. :)

    Adorei a explicação do nome do blog e já gostava do nome antes de explicares. Creio que compreendi o significado do nome mal o vi. :)

    Beijinhos e continua!

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, Catarina! É bom ver que estou num bom caminho aos olhos de uma blogger que sigo desde que redescobri a blogosfera :)

      E o nome do blog só poderia ser este, por tudo aquilo que falo no post e porque é o espelho da área onde me insiro e onde aprendo todos os dias para progredir profissionalmente :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  6. Adorei imediatamente o design do blogue e quando comecei a ler este primeiro texto fiquei encantada. Sinto que a Blogosfera melhora de ano para ano (já por aqui ando desde 2008/2009) e neste momento não podia estar mais contente com a partilha que se gera todos os dias! Bem vinda :)

    ResponderEliminar
  7. Bem vinda à blogosfera. Adorei o texto inicial, o design do teu blog, o nome... Vou continuar por aqui para ver mais :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. let's go girl! :D <3

    beijinho, Joana
    www.weareloveaddicts.com

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito. Tens um maneira clara de te explicares. Gosto da frescura e da energia que este blogue transmite. Continua!

    ResponderEliminar
  10. Mariana, é mesmo isto que faz falta. Ter auto-confiança e equilíbrio para assumir que está tudo bem. Porque hoje em dia é muito mais fácil dizer que está tudo mal, não é? Go girl, que este blog tem a energia certa!
    Bjs
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar